07 janeiro 2011

Memorandos

Recentemente, uma revista americana promoveu um concurso, pedindo aos leitores que enviassem mensagens estranhas de seus gerentes na vida real.

Abaixo, algumas das mensagens recebidas:

●A partir de amanhã, os empregados somente poderão acessar o prédio usando cartões de segurança individuais. As fotografias serão tiradas na próxima quarta-feira e os empregados receberão seus cartões em duas semanas. (Esta foi a mensagem vencedora, de Fred Dales, Microsoft, Redmond, WA).

●Precisamos de uma lista de problemas específicos desconhecidos que iremos encontrar. (Lykes Lines Shipping).

●E-mail não deve ser usado para passar informações ou dados, mas só para negócios da empresa. (Gerente de contabilidade, Electric Boat Company).

●Este projeto é tão importante que não podemos deixar coisas mais importantes interferirem nele. (Gerente de publicidade e marketing, United Parcel Service).

●Fazer rápido não é desculpa para descumprir o prazo. Ninguém vai acreditar que você resolveu o problema em um dia! Estivemos trabalhando nisto há meses. Agora, finja estar ocupado por umas semanas e avisaremos quando estiver na hora de avisar para eles que já está pronto. (Supervisor, Minnesota Mining and Manufacturing / 3M Corp.).

●Minha chefe passou o fim de semana inteiro redigitando uma proposta de 25 paginas só porque precisava de correções. Ela disse que o disquete que eu lhe entreguei estava danificado, e que não era possível editá-lo. O disquete que eu dei para ela estava protegido contra gravação. (CIO, Dell Computers).

●Mensagem do chefe: "Equipe de trabalho é um monte de gente fazendo o que eu mando." (Executivo de marketing, Citrix Corporation).

●Minha irmã morreu e seu funeral foi marcado para a segunda. Quando eu disse isto para meu chefe, ele reclamou que eu iria faltar justamente no dia mais cheio de serviço da semana. Então ele perguntou se não podíamos mudar a data do enterro para sexta. Ele disse: "Seria melhor para mim." (Executivo, FTD Florists).

●Sabemos que a comunicação é um problema, mas a companhia não discutirá isto com seus empregados." (Supervisor, divisão de longa distancia da AT&T).

●Recentemente, recebemos um memorando do gerente supervisor dizendo: "Este memorando tem por escopo informá-lo de que um memorando será enviado hoje a respeito do assunto supra relacionado." (Microsoft, Departamento Jurídico).

●Certo dia, meu chefe pediu-me para enviar um relatório a respeito do projeto no qual eu estava trabalhado. Perguntei se era possível entregar o relatório amanhã. Ele disse: "Se eu quisesse para amanhã, eu teria deixado para pedir isto amanhã!" (Gerente de negócios, Hallmark Greeting Cards.)

●Falando a mesma língua. Quando eu era diretor de comunicações, pediram-me para preparar um memorando falando dos programas de treinamento da empresa. No corpo do memorando, uma das frases falava da "aproximação pedagógica" utilizada por um dos manuais de treinamento. No dia seguinte após eu ter enviado o memorando à comissão executiva, fui chamado ao escritório da diretoria, e me disseram que a vice-presidente executiva queria almoçar fora comigo. Quando eu perguntei por que, o gerente de Recursos Humanos me disse que ela não queria "pervertidos" trabalhando na sua empresa. Após muita insistência, ele me mostrou uma cópia do memorando, com um oficio me demitindo, e a palavra "pedagógica" circulada em vermelho. ("pedófilo", pensou ela!).

O gerente de Recursos Humanos foi gentil, olhou no dicionário o significado de "pedagógico", copiou a definição para enviar para a vice-presidente, e me disse para que eu não me preocupasse. Ele iria cuidar disso. Dois dias depois, uma circular dirigida a todos os funcionários determinou que nenhuma palavra que não pudesse ser encontrada no jornal local de domingo não poderia ser utilizada em memorandos. Um mês depois, pedi demissão. Para seguir política da empresa, fiz o memorando pedindo minha demissão colando palavras recortadas do jornal de domingo. (Taco Bell Corporation).

●Esta pérola é o ultimo parágrafo de um memorando dirigido a todas as filiais nos Estados Unidos de uma grande empresa de comunicações: (Nome da empresa) está esforçadamente empenhada para promover constante atenção nos procedimentos atuais de negociação transacional, enfocando ênfase em meios inovativos de melhorar, senão superar, as expectativas de qualidade!" (Lucent Technologies).

Fonte:
http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=114
(acesse, vale algumas risadas!!!)

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